Home » Noticia » Mentira: Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP

Mentira: Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP

Corre em forma de áudio e texto no Whatsapp e Facebook, um alerta informando que lotes de Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP e estaria deixando dezenas de outras com sintomas fortes de diarreia, dor de cabeça, vômito e mal estar e por isso as pessoas estariam sendo erroneamente tratadas como se fosse uma virose comum.

O alerta ensina como matar os bichinhos do feijão e impedir que se pegue as doenças.

Alerta na integra: Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP

 

Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP

Ouça o áudio abaixo ou leia o texto:

«Família, a minha cunhada trabalha no Hospital Santa Joana e acabou de me mandar uma mensagem aqui no Whatsapp:

Tá tendo uma epidemia de reações de diarreia, dor de cabeça, vômito e mal estar em um monte de gente. E eles estão usando isso como virose. Só que tá tendo, alguns feijão, feijão de mercado, tá vindo com bicho. Aí o pessoal acaba cozinhando o feijão e ele não morre na água quente. Ele acaba dissolvendo no feijão quando cozinha. aí a pessoa tempera e come e ele acaba indo para o estômago.

É um bichinho que tem que transmite uma doença e acaba matando. A minha cunhada mandou, acabou de morrer a chefe do plantão dela por conta disso e já tem dez pessoas que morreram por conta disso. E aí ela pediu para eu ir repassando para o pessoal.

O que vocês podem fazer até para se prevenir também. Cata o feijão, coloca ele uns 15, 20 minutos na água e bastante vinagre. Deixa lá e o bichinho vai subir. Aí você joga a água fora e coloca pra cozinhar. O vinagre não estraga o feijão. Vai matar o bicho e aí você consegue utilizar o feijão pra comer. Vocês vai fazendo isso porque tá vindo um monte de contaminação em feijão, frutas e legumes também. Então fica aqui o alerta. 

A minha cunhada tá toda desesperada no hospital chorando. Eles fizeram a bateria de exames e descobriram que foi isso. E eles não estão divulgando porque são várias marcas de feijão. Então eles não estão divulgando por conta disso. Então quem vocês conhecer vai repassando e falando. E aí fica essa dica para vocês faze isso também. Do jeito que tá o mundo. (sic)

Outro alerta:

Alerta 2 – « UM LARVA NO FEIJÃO DE TODAS AS MARCAS JÁ MATOU VÁRIAS PESSOAS EM S.PAULO,CUIDADO DEIXE POR VINTE MINUTOS NA ÁGUA COM VINAGRE OS BICHOS IRÃO SAIR, ENTÃO SÓ ASSIM DEVA COZINHA-LO. por favor COMPARTILHEM PODEMOS SALVAR VIDAS » (sic)

Feijão com larvas matou 10 pessoas em SP: Verdade ou mentira?

Quem faz feijão, sabe que é bem comum aparecerem uns furinhos neles, vez por outras algumas larvas e até insetos alados como traças e besouros. São os chamados carunchos. Em 2009 o alerta era mais incrível ainda, se referia a uma contaminação dos feijões por larvas do barbeiro, cujos protozoários, que transmitem doença de chagas, seriam resistentes a água fervente. O que é uma mentira.

Em relação ao boato atual, não há registro de mortes de pessoas que tenham comido feijão contaminado por larvas de caruncho ou outras que sejam. Já o referido Hospital Santa Joana existe um em São Paulo que é uma maternidade, e outro em Recife.  Em nenhum dos dois consta qualquer registro epidêmio, ou de mortes, nem de chefes de plantão, nem de pacientes.

Ainda podemos notar no alerta coisas estranhas como: não estarem divulgando por serem de diversas marcas. Ora bolas, se fosse uma marca só, iriam dizer que não divulgam porque a marca está abafando o caso. Não há o menor sentido a não divulgação, isso é um fato, o resto é balela para deixar clima de terror.

Não há motivos para os hospitais esconderem uma epidemia dessas.

As larvas de feijão matam?

Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros.

carunchos

Apesar de existirem cerca de 600 espécies de besouros e larvas que podem atacar alimentos armazenados, elas não fazem mal para a saúde e as larvas morrem completamente após o cozimento. Claro que nem por isso iremos cozinhar feijão ou qualquer outro alimento com uma infestação muito grande de larvas. Casos assim, é melhor descartar o produto.

Fique tranquilo, uma poucas larvas não vai lhe matar. Quando a infestação é pega no início estes bichinhos não “estragam” o alimento e nem fazem mal para a saúde. Os carunchos, inclusive, são protéicos e não mudam o gosto quando estão em pequena quantidade.

Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos boiam e são eliminados com alguma facilidade.

Claro que falamos de alimentos que são cozidos, portanto, se vocẽ pegar uma fruta com um bicho dentro não é aconselhável comer.

Lembrete: Feijão e alguns grãos precisam ficar de molho por 12 horas;

Quando você deixa o feijão e outros grãos de molho, além de cozinhá-lo em menos tempo, evita que quem consumi-lo se sinta incomodado com a maior formação de gases depois da refeição. Isso porque o feijão contém oligossacarídeos, que nosso organismo não consegue digerir, e, no intestino, é fermentado por bactérias, causando flatulência. Para evitar o problema, o ideal é lavar os grãos e deixá-los de molho durante a noite, para cozinhá-los com outra água no dia seguinte. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos.

Resumindo: Feijão contaminado com bichos mata 10 pessoas em São Paulo? O alerta é falso mas é recomendável deixar os grãos de molho por pelo menos 12 horas para evitar gases e problemas gastro-intestinais.

A título de informação, os carunchos e suas larvas não são considerados insetos vetores de doenças. São indicadores de condições inadequadas de armazenamento segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Ministéno da Saúde. FONTE

Algumas pessoas estão confundindo o embrião do feijão com larvas. faixo a foto de um embrião desenvolvido:

Imagem165

Outras pessoas parecem, ao menos nos comentários aqui no blog, não terem entendido que sim, existem algumas larvas nos feijões, mas elas não fazem mal e menos ainda matam.

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

45 comments

  1. Avatar for Descharth
    ROBERTO CONTRUCCI MONTAÑO

    O QUE ME MATOU NÃO FORAM OS CARUNCHOS E SIM O PÉSSIMO E DESQUALIFICADO PORTUGUÊS DE QUEM ESCREVEU A MENTIRA. AFFFF….MORRÍ.

  2. Avatar for Descharth
    João Nelson Ferreira

    Se tem gorgulhos no feijão, isto é ótimo, significa que o feijão tem pouco veneno (agrotóxico).
    Pois o agrotóxico teria matado o gorgulho.

  3. Avatar for Descharth

    Parabéns pela preocupação de esclarecer através do site a respeito desta mensagem mentirosa, eu inclusive recebi e fui ver a idoneidade sobre doenças do feijão, se poderia passa-la adiante aos meus amigos, mas constatado que é mentirosa vou me livrar do mico: Irene isto é falso!

  4. Avatar for Descharth

    Ja vi muita gente morrer de fome por não comer feijão, mas comendo feijão que e alimento proteico e rico em ferro nunca vi ou verei. esse pessoal alarmante deve ser comprador de feijão. que divulgando um noticias o preço deste alimento abaixa.

  5. Avatar for Descharth

    pqp nunca vi tanta gente “cega” e ignorante, “é verdade sim”o que é isso então?”olha esse vídeo”olha essa mulher dizendo”

    Não é verdade e pronto, vcs leem a matéria antes de comentar?? parasse q não né ou isso ou me desculpem mas é muita burrice q tá sendo dita por alguns fulanos ai.

  6. Avatar for Descharth

    Não acredito que isso faça mal, porem se tratando de larvas que podem ocorrer no feijão são as larvas do caruncho do feijão que e especifico, pois o mesmo na fase adulta rompe a película do grão onde coloca seu ovo que ao eclodir passa a se alimentar no interior do grão em fase larval ou adulto continua se alimentendo do mesmo.
    Porem isso é coisa milenar! e só agora adquiriu toxinas mortais?
    Outra coisa muito citada, como uma larva não morreria numa temperatura da 100 Graus ou mais.
    Para se afirmar tais fatos é preciso um trabalho de pesquisa muito detalhado considerando que haja uma toxina envolvida e não que o inseto se transforme num protozoário até mesmo por não sobreviver à temperatura do cozimento.
    Me lembro de muitos casos polêmicos como esse muito antes da internete mas que nunca se provou nada.

  7. Avatar for Descharth

    Eu pensava q era mentira cm vcs disseram e normal achar alguns bichinhos neh ..mais hj me enviaram um video mostrando as larvas pena q n da p por aki …mais no video dizia q acharam na marca camil q foi feito o feijao e devido aos comentários foram ve Depois q comeram e acharam..na duvida comprem e façam p ve se e.vrdd ou nao e me avisem kkkkk pq n uso essa marca…e n acho q a mulher do video aparentemente senhora seria n iria jogar larvas no feijao so p assustar o povo…

  8. Avatar for Descharth

    Tem pessoas que poe frutas e verduras em agua com vinagre,achando que vai matar bactérias, mas o vinagre nao mata bactérias, o que ele faz é tirar com facilidade a sujeira superficial do alimento, por esse motivo o vinagre não mata nem larva nem bacterias. E outra, a fulana do texto disse que elas saem do feijao e depois ela disse que elas morrem… Ou elas saem ou morrem?
    :/

  9. Avatar for Descharth

    Acho que muita gente NUNCA brincou de colocar feijão no algodão umedecido e vê-lo brotar.
    O feijão é uma SEMENTE. Dentro dela têm um “microbroto” que fica dormente, e só vai se desenvolver com umidade e um pouquinho de calor.
    Esse minibroto, pode ter o formato amendoado ou mais alongado, dependendo das condições climáticas no plantio e colheita.
    Agora, se o pessoal estiver sem vontade de comer o feijão com medo dessas “larvas”, manda pra minha casa. Com o preço do quilo acima de R$4,00 estou aceitando doações.

  10. Avatar for Descharth

    Gente, esse vídeo da Rubia pode mesmo estar correto, porém quando ela mostra a validade do produto vc pode notar que a fabricação foi no ano de 2013, se não foi armazenado de forma correta no supermercado ou mesmo na casa dela antes de ser usado esses “bichinhos” podem mesmo aparecer, larvas que matam de dessa forma como mostra esse aúdio é um absurdo.
    Como disse nosso amigo que postou o fato como mentira, se isso fosse verdade teriam sim falado em jornais e etc..
    Lave bem o seu feijão e deixe de molho o tempo recomendado que nada vai ter acontecer, mas eu particularmente NÃO compro um alimento em 2015 que tenha sido fabricado em 2013, muitas coisas podem ter rolado nessas prateleiras que nunca vamos saber.
    🙂

  11. Avatar for Descharth

    Eita bicho dos zinfas!!
    Não morre na pressão, em altas temperaturas, mas morre com vinagre??
    Eu duvido muito!…

    MAS, na duvida, eu vou tomar é uma dose de pinga antes do almoço e outra depois!!
    Quero ver esse bicho ficar vivo.

  12. Avatar for Descharth

    mao è mentira nao tem uma mulher no fecbook que motra as larvas no feija o nome dela é Mara Rubia Couto no fecbook

    https://www.facebook.com/mararubiaprado.couto/videos/879387152156401/

    • Avatar for Descharth

      EM nenhum momento falamos que não existem larvas do feijão. inclusive citamos que podem existir mais de 600 tipo. Em relação ao feijão mostrado no vídeo, duas coisas podem ser: Infestação de larvas ou brotos do feijão. Causa estranheza a Mara Rubia não ter colocado os feijões fora da embalagem para observarmos as larvas vivas se mexendo. AO ser fervido em pressão a larva se dissolve completamente, esse vídeo parece mostrar os brotos do feijão. Não dá para afirmar muito.

      Mas enfim, a infestação PODE OCORRER, mas não faz mal a saúde. Claro que não é aconselhável comer quando se tem muitos carunchos.

  13. Avatar for Descharth

    É verdade sim, os bichos estão em diversas marcas, hoje 24/09/2015, uma amiga cozinhou o feijão e no momento de fazer o tempero percebeu algo diferente, foi olhar e eram diversas larvas ainda vivas. Só não sei afirmar se comendo os bichos leva à obito.

    • Avatar for Descharth

      EM nenhum momento falamos que não existem larvar do feijão. inclusive citamos que podem existir mais de 600 tipo, mas não faz mal a saúde. Claro que não é aconselhável comer quando se tem muitos carunchos.

  14. Avatar for Descharth

    Vi pelo menos dois videos diferentes de pessoas que cozinharam o feijão e depois viram muitas larvas. Sei que muita coisa na Internet é boato, mas e esses videos? Como a pessoa colocaria larvas no próprio feijão?

    • Avatar for Descharth

      EM nenhum momento falamos que não existem larvar do feijão. inclusive citamos que podem existir mais de 600 tipo. Em relação ao feijão mostrado no vídeo, duas coisas podem ser: Infestação de larvas ou brotos do feijão. Causa estranheza a Mara Rubia não ter colocado os feijões fora da embalagem para observarmos as larvas vivas se mexendo. AO ser fervido em pressão a larva se dissolve completamente, esse vídeo parece mostrar os brotos do feijão. Não dá para afirmar muito.

      Mas enfim, a infestação PODE OCORRER, mas não faz mal a saúde. Claro que não é aconselhável comer quando se tem muitos carunchos.

  15. Avatar for Descharth

    Pelo sim pelo não sempre deixei de molho a noite toda e vou continuar deixando porque é minha família que está em riscos.

  16. Avatar for Descharth

    Mas afinal isso é verdade ou não em não podemos receber uma notícia dessas e ficar com dúvidas precisamos saber do certo grata !

  17. Avatar for Descharth

    Afinal isso é verdade ou não em não podem fala uma coisa dessaa e deixar dúvidas no ar

    • Avatar for Descharth

      É mentira. O que a gente ve nos vídeos que estão rolando por ai é o broto do feijão. Acabei de cozinhar feijão aqui em casa e quase joguei fora. Ai resolvi abrir alguns feijões ainda cru, e ali estava o broto dele. Faça o teste.

  18. Avatar for Descharth

    Bom na Africa caçadores de tribos usam um veneno em flechas para matar animais, e a pura coincidência é q esse veneno é extraido de uma larva de besouro. nao presiso dizer mais nada fica dica.

  19. Avatar for Descharth

    Não faz o menor sentido isso. É claro que se estivesse tendo realmente essa epidemia eles iriam divulgar. Como todas as outras. Falar que 10 ou até mais pessoas morreram é fácil, mais quem foram as pessoas? De onde elas são. Há provas concretas sobre o ocorrido?

    • Avatar for Descharth

      EM nenhum momento falamos que não existem larvar do feijão. inclusive citamos que podem existir mais de 600 tipo. Em relação ao feijão mostrado no vídeo, duas coisas podem ser: Infestação de larvas ou brotos do feijão. Causa estranheza a Mara Rubia não ter colocado os feijões fora da embalagem para observarmos as larvas vivas se mexendo. AO ser fervido em pressão a larva se dissolve completamente, esse vídeo parece mostrar os brotos do feijão. Não dá para afirmar muito.

      Mas enfim, a infestação PODE OCORRER, mas não faz mal a saúde. Claro que não é aconselhável comer quando se tem muitos carunchos.

  20. Avatar for Descharth

    Juliana Vibo se uma larva resistir a uma panela de pressão ou água fervente só digo para você correr, no mínimo não são larvas e sim “filhotes de dinossauros” …. Santa ignorância e burrisse!!!

  21. Avatar for Descharth

    vdd ou nao repasso como alerta, e melhor previnir do que remediar, aki no ceara rolou um boato q estavam pintando os feijoes de corda de preto pra se passarem por feijao preto, porem negaram ate o fim. eu fui uma q comprei um fardo de feijao preto e como de costume antes de fazer a feijoada deixei de molho, e o feijao saiu toda cor, porem conzinhei e quando comi o gosto era de feijao de corda. voltei ao mercantiu e falei com o gerente e trocaram todo o meu feijao q nao tinha sido aberto… e depois de mim tiveram outras pessoa reclamando. resultado o dono do mercantil trocou de forneçedor…. entao se tem larva ou nao e melhor tomar cuidado, ja vi varios bixinhos me feijoes mas sempre tiro, por costume de deixar de molho, larva numca vi so broto mesmo…

  22. Avatar for Descharth

    considero absurdo esse comentario do feijao gnt demora de 20 a 30 min pra cozinhar ke larva sobreviveria a uma temperatura tao alta por tanto tempo assim

  23. Avatar for Descharth

    A história do bicho no feijao q está causando morte de muita gente é a pura verdade. Aqui em salvador ja morreram sim. Eles não querem divulgar para não causar pânico. É melhor prevenir do que remediar. Vaii la saber o porque que nnão querem que saibamos.

    • Avatar for Descharth

      Claro, claro… aposto que vc conhece a vizinha de alguem que teve isso.

    • Avatar for Descharth

      ai ai ai ai, to com diarreia. de ouvir e ler essas bobagens,,,

    • Avatar for Descharth

      Alguem ja assistiu o filme a ORIGEM? Alguem sabe a ORIGEM

    • Avatar for Descharth

      Mentira isso! Onde já se viu, cozinhar feijão na pressão e o tal bixo da tal doença que não tem nome, não morrer? haha

    • Avatar for Descharth

      Boa Noite, Juliana Vibo, Eu repassei essa msg a algumas pessoas próximas e, vendo essa matéria do Site, gostaria se possível, que você realmente confirmasse, se conhece pessoalmente uma dessas famílias em que houve o óbito ou ao menos, alguém que seja do círculo de Amizade, ou se mesmo um familiar seu, que comprove a Veracidade do ocorrido aí na sua Cidade. Disseminar uma Notícia inverídica, numa Rede Social, sabendo que há possibilidade de Alcançar o Mundo, e, tendo em vista, que Nossa imagem é que Conta, nessa situação específica, acaba atingindo também a Integridade das pessoas que como Eu, procuro Compartilhar o que acontece à nosso redor, com assuntos de todas as instâncias, acarretando desta forma, uma imagem Manchada e caindo em descrédito. Todavia, a intenção Final, apenas é de se dar Oportunidade de todos se Alertarem igualmente, aos que se interessem. Obg desde já Juliana. Abraço !

    • Avatar for Descharth

      Estão assistindo muito “Os Dez Mandamentos” da Record. aff.
      Já a mocinha do áudio mal sabe falar a língua portuguesa e quer dar alerta. kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *