Scroll Top

Vacina anti-câncer de rins e pele: Boato

Boato espalhado no Whatsapp informa que foi descoberta uma vacina anti-câncer de rins e pele, e o mais sensacional, a vacina teria sido criada por brasileiros do grupo Genoma do Hospital Sírio Libanês e estaria sendo disponibilizada para a população que deve procurar mais informações através de um numero de telefone 0800 ou através de um site.

A descoberta de uma vacina anti-câncer de rins e pele seria fantástica. Mas embora esse boato contenha algumas verdades, boa parte dele é exagerado. A Vacina existe, mas não cura essas modalidades de câncer.

Esse boato(hoax) circula na internet desde 2008. Inicialmente o boato era espalhado por e-mail, mas com a popularização de apps como o whatsapp e Facebook e por não ser datado, o boato da vacina contra o câncer volta e meia ressurge nas redes sociais ganhando muitos compartilhamentos.

Vacina anti-câncer de rins e pele

Print retirado do Boato sobre a Vacina anti-câncer de rins e pele que circula no Whatsapp

O médico José Alexandre Barbuto, citado como um dos desenvolvedores da vacina anti-câncer de rins e pele, de fato existe e de acordo com o  Conselho Federal de Medicina se chama Jose Alexandre Marzagão Barbuto e está registrado sob o CRM n° 41567: Barbuto é  professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB).

Barbuto de fato está a frente dessa pesquisa que começou no ano 2000 e ainda está em andamento. A vacina já obteve resultados consistentes com pacientes terminais de melanoma (o mais agressivo câncer de pele) e de câncer de rins. O tratamento não é capaz de curar, mas apresenta poucos efeitos colaterais e é capaz de limitar o crescimento dos tumores.

De acordo com Barbuto, “Esse e-mail traz muitos exageros e algumas mentiras. É um e-mail que destrói a credibilidade da pesquisa”.

O Hospital Sírio-Libanês emitiu uma “Nota de Esclarecimento Sobre Vacina Contra o Câncer” que tem como destaque as seguinte informações:

  • Nunca houve qualquer relacionamento comercial entre o HSL, ou qualquer médico do Centro de Oncologia, e a empresa que está comercializando esta vacina.
  • O HSL, seguindo sua vocação para o desenvolvimento de novas terapias, participou da pesquisa da vacina, contando inclusive com patrocínio oficial da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).
  • Os resultados da pesquisa mostram um grau de atividade limitado, beneficiando temporariamente apenas um pequeno número de pacientes.
  • Não há qualquer evidência de cura que possa ser atribuída a estas vacinas.
  • Portanto, ela(a vacina) não está sendo prescrita ou aplicada no Centro de Oncologia do HSL

Telefone inexistente: O número de telefone 0800-7737327, citado no hoax como meio de se obter maiores detalhes sobre a vacina contra o câncer de rins e pele, é um numero inexistente muito usado em diversos boatos e correntes falsas na internet .

Site repleto de propagandas: O site http://www.vacinacontraocancer.com.br/, mencionado no hoax, está registrado em nome de BET GAME DES DE SOFT PARA LOTERIAS LTDA, sob a responsabilidade de Eduardo Scherer (nome razoavelmente comum com mais de 50 registros de pessoas diferentes) e foi criado em 02/11/2008 , mesma época do início do boato, e com data de expiração (renovável) de 02/11/2018.

É de se estranhar que o site apontado no hoax, cujo nome é “Vacina contra o câncer“, esteja registrado em nome de uma empresa de desenvolvimento de softwares para loterias e esteja repleto de propagandas de planos de saúde. Parece ser evidente a intenção em lucrar com a palavra-chave viral.

Resumindo: De fato existe pesquisas voltadas para o desenvolvimento de uma Vacina contra o câncer de rins e pele mas ela não cura o câncer, embora seja capaz de limitar o crescimento dos tumores. A vacina não está sendo comercializada pois ainda se encontra em fases de testes e desenvolvimento. O número do telefone apontado no boato não existe e o site “Vacina contra o Câncer” é um site sem conteúdo criado para se ganhar dinheiro através de propagandas de planos de saúde.

Viu alguma notícia que parece ser mentirosa? Entre em contato com o Verdade Absoluta através do formulário de contato, da Pagina no Facebook ou nos mande um Zap  (21) 99844-0853

Share Button
Receba nossas atualizações sobre boatos e notícias falsas no seu Whatsapp enviando a palavra "Verdade Absoluta" junto com seu nome para (21) 99844-0853

e siga na Página  Facebook, Grupo no Facebook e Twitter

Comentários Facebook

comments

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.