Home » Noticia » Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo: FALSO

Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo: FALSO

Notícia FalsaBolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo pela pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional, ficando na frente de Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Reino Unido).

A notícia que tem sido amplamente comemorada e compartilhada pelos fãs de Jair Bolsonaro, surgiu na web em meados de Outubro de 2016 e voltou a circular  no dia 07/03/2017 com a republicação da matéria no site Folha Brasil (o mesmo que publicou a notícia em 2016).

Publicidade:

De acordo com a Folha Brasil, a pesquisa teria sido realizada entre os meses de julho a setembro de 2016 e avaliou a percepção do eleitorado sobre os representantes eleitos nos países que compõem o G20 (grupo dos 20 países mais desenvolvidos economicamente).

Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo?

Verificação dos Fatos – De acordo com a “notícia” da Folha Brasil, a pesquisa foi encomendada pela Fundação Transparência Política Internacional, acontece que não existe nenhuma fundação com esse nome.  As fundações que existem são a  Transparency International e a Transparência Brasil e nenhuma delas publicou nada a respeito de tais pesquisas.

O método da pesquisa – A Folha Brasil diz que o método foi simples. Em cada país pesquisado era feita a pergunta sobre qual o político mais honesto do seu pais na concepção do respondente.

No Brasil, a pesquisa teria sido feita com três mil eleitores com idades entre 16 e 56 anos nas cinco regiões brasileiras. Na pesquisa, cada entrevistado respondia a uma pergunta aberta: “Em sua avaliação, qual o político brasileiro mais honesto da atualidade?”.

Pois bem, ainda de acordo com a Folha Brasil, para 68,3% dos brasileiros o deputado federal Jair Messias Bolsonaro é o político mais íntegro da atualidade. Nos seus respectivos países o resultado foi o seguinte: Obama teve 52,3% de votos, François Hollande 49,8%, Maurício Macri 41,9%, Theresa May 38,4%.

Ora, mesmo a pesquisa sendo falsa, pois não existe nenhuma Fundação Transparência Política Internacional, como o Bolsonaro pode ter sido escolhido como o político mais honesto do mundo se não houve uma concorrência direta e só teve, além do Brasil, mais 5 países pesquisados?

Nem mesmo Bolsonaro fez qualquer referência a essa pesquisa. Para justificar esse silêncio, a Folha Brasil postou uma suposta entrevista com Bolsonaro esclarecendo os motivos – Leia abaixo na íntegra como foi publicado na Folha Brasil:

Perguntado pela reportagem da FOLHA sobre a razão de não ter feito nenhuma postagem em suas redes sociais sobre o título de político mais honesto do mundo, o deputado federal Jair Bolsonaro surpreendeu ao dizer que “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”.(sic)

Interessante como “malandramente” a Folha Brasil se refere a si mesmo como FOLHA, tentando se fazer passar ou fazer acreditar que se trata da Folha de São Paulo, comumente conhecida como FOLHA. Aliás, quando os orgulhosos eleitores de Bolsonaro compartilham essa mentira, eles citam como fonte a FOLHA para dar um ar de credibilidade á patacoada.

O site Folha Brasil é um site de notícias falsas da mesma rede do Pensa Brasil, que ganha milhares de reais com matérias falsas, boatos e mentiras. Já teve diversas postagens desmentidas aqui no Verdade Absoluta como: Deputado do PT quer caçar medalhas dos atletas que bateram continência no pódio e mulher foi estuprada por 54 manifestantes pró Dilma.

Conclusão: A notícia de que Bolsonaro foi escolhido o político mais honesto do mundo é falsa, criada por um site que enriquece graças as mentiras amplamente compartilhada nas redes por pessoas desatentas.

E não me venham com chorumelas!

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

One comment

  1. Avatar for Descharth

    entao é o luladrao q é honesto kkkkkkk ou é a dilmalandrakkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *