Home » mentiras » Mulher de 101 anos deu à luz a um maravilhoso bebê – Falso

Mulher de 101 anos deu à luz a um maravilhoso bebê – Falso

Notícia falsaMulher de 101 anos deu à luz a um maravilhoso bebê – Tem circulado na internet através de sites e blogs, alguns até sérios, a história de uma idosa de 101 anos que teria dado à luz através de tratamento de fertilização in vitro e que por isso sofreu, junto com a equipe médica que fez a fertilização, uma série de preconceitos e condenações morais e éticas.

De acordo com a história que já circulava no Brasil desde maio de 2016, Anatolia Vertadella de 101 anos, moradora de Nápoles, Itália, já possuía 16 filhos, mas ainda nutria desejo de ser mãe novamente. Como na Europa é proibida a fertilização de pessoas tão longevas, a solução foi partir para uma clínica particular na Turquia (país euro-asiático).

““Por muito tempo eu me senti inútil para Deus, eu não podia procriar desde os 48 anos de idade, quando fui diagnosticada com cancro no ovário. Por um longo tempo eu acreditava que Deus estava me punindo por ter apenas 16 crianças, mas com a sua generosidade divina, concedeu-me com a fertilidade, mais uma vez ” (sic).

Será verdade que uma mulher de 101 anos deu à luz um bebê?

Verificação dos fatos – Apesar dessa notícia circular no Brasil dando como fonte a “Rivista Napoli“, ela, na verdade, foi publicada pelo World News Daily Report na matéria 101 – Year-old Woman gives Birth after successful ovary transplant 

O World News Daily Report é um conhecido site que publica regularmente notícias estranhas e falsas, ilustradas com fotografias pegas na internet. Ou seja, faz ações de clickbait (isca de cliques) para atrair ações de compartilhamentos e curtidas em mídias sociais, para gerar alto tráfego e ganhar dinheiro com receitas publicitárias.

Seu disclaimer (aviso legal) indica claramente que seus artigos são fabricados: “O WNDR assume, porém, toda a responsabilidade pela natureza satírica de seus artigos e pela natureza ficcional de seu conteúdo. Todos os personagens que aparecem nos artigos deste site – mesmo aqueles baseados em pessoas reais – são inteiramente fictícios e qualquer semelhança entre eles e qualquer pessoa, viva, morta ou não morto é puramente um milagre.”

Mas afinal, quem é a senhora segurando o bebê que aparece na foto?

Como esclarecido acima, o World News Daily Report reutiliza imagens pegas na internet para forjar suas histórias, e com essa senhora segurando a criança não foi diferente.

A idosa de 101 anos se chamava Rosa Camfield e morava em Chandler, Arizona – EUA.  Na fotografia (tirada em Março de 2015), Rosa Camfield segurava sua bisneta recém nascida e virou viral ao ser postada na internet.

De acordo com o G1,  Rosa Campfield morreu no dia 30 de Março de 2015, pouco mais de 15 dias após tirar a fotografia que ficou famosa no mundo inteiro.

Resumindo: É falsa a notícia de que uma mulher de 101 anos deu à luz a um maravilhoso bebê após fazer fertilização in vitro.  Na verdade a foto mostra a idosa Rosa Campfield, de 101 anos, segurando a sua bisneta.

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *