Home » Noticia » Ataque Hacker no Brasil e no Mundo pede resgate em Bitcon

Ataque Hacker no Brasil e no Mundo pede resgate em Bitcon

Ataque Hacker sequestra sistemas de computadores na Europa e chega ao Brasil pedindo resgate de US$300 dólares que devem ser pagos em Bitcon.

O ataque se iniciou nessa manha de 12/05/2017 e atingiu diversas empresas e hospitais de vários países da Europa, entre Espanha, Inglaterra e Portugal. Os Equipamentos de informática teriam sido infectados com um vírus do tipo “ransomware”, que bloqueia arquivos virtuais em computadores.

O ransomware é um tipo de malware que, quando entra em um sistema, restringe o acesso e cobra um valor “resgate” para que o usuário possa voltar a acessá-lo. Por exemplo, ao clicar ou baixar um arquivo malicioso, o computador de uma companhia é completamente compactado via criptografia. As companhias praticamente não têm como pegar novamente esses arquivos, a não ser que pague o valor estabelecido pelo invasor.

Livre-se de boatos e notícias falsas - curta o Verdade Absoluta

O software malicioso foi apelidado de “WannaCrypt0r” e de “WannaCry” (“quer criptografar” e “quer chorar”, respectivamente, em tradução livre) e tinha versões em vários idiomas, inclusive português. Informações preliminares da imprensa espanhola indicam que os ciberataques têm origem na China.

O foco principal foi a Espanha, com nomes como a Telefonica, maior telecom do país, e bancos como Santander e BBVA sendo os principais alvos. Hospitais, órgãos públicos e companhias do setor de gás do país também teriam sido atingidas, em uma onda de ataques que teve reflexos em outros 11 países, chegando até mesmo aos Estados Unidos.

O ataque já chega ao Brasil atingindo empresas que dependem da tecnologia e da infraestrutura  da Telefonica para Funcionarem. Há relatos que os sistemas judiciários de algumas cidades brasileiras estão completamente parados.

Ataque Hacker no Brasil e no Mundo pede resgate em Bitcon

Texto da ameaça e pedido de resgaste –

Acupuntura sem agulhas

O que aconteceu com meu computador?
Seus arquivos importantes são criptografados. Muitos dos seus documentos,fotos,videos, bancos de dados e outros arquivos não são mais acessíveis porque foram criptografados. Talvez você esteja ocupado procurando uma maneira de recuperar seus arquivos, mas não perca seu tempo. Ninguém pode recuperar seus arquivos sem o nosso serviço de descriptografia.

Posso recuperar meus Arquivos?

Certo. Nós garantimos que você pode recuperar todos os seus arquivos de forma segura e fácil. Mas você não tem tempo suficiente. Você pode descriptografar alguns de seus arquivos de gratuitamente. Tente agora clicando em <Decrypt>.

Mas se você quiser decifrar todos os seus arquivos você terá que pagar.
Você só tem 3 dias para enviar o pagamento. Depois disso o preço será dobrado. Alémm disso se você não pagar em 7 dias , você não será capaz de recuperar seus arquivos para sempre.
Teremos eventos gratuitos para usuários que são tão pobres que não poderiam pagar em 6 meses.

Como eu pago?
O pagamento é aceito somente em Bitcoin. Para obter mais informações clique em <About Bitcoin>
Verifique o preço do Bitcoin e compre alguns Biticoins. Para obter mais… – FIM DO TEXTO DA AMEAÇA.

De acordo com a Folha de São Paulo, por medida de segurança profissionais da área de TI do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo estão pedindo para que os funcionários desliguem suas máquinas até que a ameaça seja neutralizada. O site http://www.tjsp.jus.br esta fora do ar até esse momento.

Funcionários do banco Santander e da Vivo também relataram problemas nas redes internas. As assessorias de imprensa do Santander e da Telefônica, dona da Vivo, negaram que as empresas foram afetadas.

Especialistas aconselham a não pagarem o resgate pois não há garantias de que o sistema será normalizado.

 

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *