Home » boatos » Temer quer proibir a bíblia no Brasil – Verificação de fatos

Temer quer proibir a bíblia no Brasil – Verificação de fatos

Boato – Presidente Temer quer proibir a bíblia no Brasil. De acordo com uma fotomontagem (meme) que circula nas redes, o presidente Michel Temer teria dito que sem a bíblia o Brasil se tornaria um país do primeiro mundo.

É evidente que esse boato, por mais tolo que possa parecer,  causou certo alvoroço entre os usuários do Facebook e Whatsapp e gerou inúmeros compartilhamentos nas redes.

Publicidade:

O boato, na forma de fotomontagem, começou a circular na rede na primeira quinzena de Maio de 2017. Mas na verdade esse tema já andou circulando na internet em forma de texto em 2016. Na ocasião, foi espalhado que o presidente Temer era satanista e teria sancionado uma lei que iria proibir no uso da bíblia em todo território brasileiro a partir de 2017.

Temer quer proibir a Bíblia no Brasil - boato
Texto do Boato -” Sem a bíblia nós nos tornaremos um país de primeiro mundo quero acabar com a doutrinação cristã que ocorre em nosso país nosso plano é proibir o uso da bíblia sagrada para construir uma nação saudável” Presidente Michel Temer

Temer quer proibir a bíblia no Brasil – Será?

Verificações dos fatos (Fact-Checking) – Esse boato dizendo que o presidente Temer quer proibir a bíblia no Brasil é uma extensão de um antigo boato que circulou na internet dizendo que Temer é satanista e  pai de Daniel Mastral, um pastor evangélico que já foi satanista. O próprio Daniel Mastral já desmentiu esse boato em entrevista a revista cristã Guia-me.

Em uma matéria ao Jornal Estadão, em que Temer esclarece seu posicionamento contra a regulamentação da imprensa, ele diz: “… o grande problema hoje é a internet, onde o sujeito se veste com o manto do anonimato“. Em seguida, Temer cita como exemplo o boato dizendo que ele era satanista e que trouxe muitos problemas à sua imagem, a ponto de ele ter de combinar com um grupo de quase 10 mil pastores evangélicos, que participaram de um congresso à época, a perguntar-lhe se ele era mesmo satanista. A ideia, de acordo com Temer, era propiciar um espaço para que ele pudesse desmentir o boato e reafirmar sua formação e fé católica. (Estadão).

O pastor Silas Malafaia , na época, gravou um vídeo em defesa de Temer, como pode ser visto abaixo.

Com apoio em massa da bancada evangélica, já podemos deduzir que Temer além de ser católico , jamais iria propor qualquer tipo de lei no sentido de proibir a bíblia no Brasil. Nem poderia, afinal, o Art. 5, inc. VI da Constituição Federal de 88 garante a liberdade religiosa.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
VI – e inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Concluindo: Alguns boatos são tão tolos e mal feitos que somente com muita má fé ou ingenuidade conseguem espaço nos compartilhamentos das redes sociais.

Uma busca pela imprensa atribuindo as falsas palavras atribuídas a Temer (“Sem a bíblia nós nos tornaremos um país de primeiro mundo quero acabar com a doutrinação cristã que ocorre em nosso país nosso plano é proibir o uso da bíblia sagrada para construir uma nação saudável”) ” não encontra retorno algum, pois nunca foram ditas.

Mesmo se quisesse, um presidente não pode, por meio de decreto, proibir o uso da bíblia no Brasil. O Brasil é um Estado laico formado por maioria cristã, não só na população, mas entre os políticos.

Participe do Verdade Absoluta e mantenha-se informado sobre as verificações de fatos dos boatos e golpes na internet através do Whataspp (21) 99844-0853 na Página do Facebook ou no Grupo do Facebook.

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *