Home » mentiras » Barack e Michele Obama irão se separar e ela ganhará 80 milhões: Será verdade?

Barack e Michele Obama irão se separar e ela ganhará 80 milhões: Será verdade?

Nos últimos dias, um grande boato surgiu na internet dizendo que Barack Obama irá se separar de Michele e, pelo divórcio, ela irá receber cerca de R$ 80 milhões (US$ 25 milhões).

Tidos como exemplo de casal e família linda e Feliz, Barack Obama e Michele Obama estão juntos há 28 anos, e a notícia dessa separação tem comovido muita gente.

A notícia começou a circular nas redes sociais através da publicação “exclusiva” do site americano Radar Online e ganhou força no Brasil através de portais de notícias tradicionais como Jornal Extra, MSN.com, A tarde Uol etc. Apesar da seriedade desses portais, todos eles foram trolados por uma Fake News, ou seja, compartilharam uma notícia falsa. Barack Obama e Michele Obama não estão se separando.

Barack e Michele Obama irão se separar e ela ganhará 80 milhões:

Será verdade que Barack Obama está se separando de Michele?

Verificação dos fatos –  De acordo com o Gossip Cop (policial de fofocas), site americano que faz verificação de boatos relacionados a celebridades, o site Radar Online, que “noticiou” de forma exclusiva a separação de Obama,  possui baixa credibilidade nos EUA e é especialista em espalhar rumores infundados para conseguir audiência.

Ao fazer a analise do caso,  o Gossip Cop diz que o Radar Online se baseou em um vídeo de Barack Obama sem aliança e em uma “fonte anônima” que teria dito: “Todos sabiam que há anos ocorrem tensões no casamente de Obama com Michelle, mas ele teve que ficar com ela por causa da presidência e suas filhas, Sasha e Malia. Mas as meninas são crescidas, então não há nenhuma razão para ele continuar a charada“.

Parece que o Radar online omitiu a parte mais importante sobre a ausência de aliança no dedo de Barack Obama: Segundo um matéria publicada no Whasington Post, em outubro de 2016, Obama foi filmado retirando a aliança no meio da multidão antes de de cumprimentar as pessoas.  O anel de Obama parece ser um pouco largo e sair fácil de seu dedo, assim, por medida de precaução,  já que aperta centenas de mãos todos os dias, o ex-presidente americano tem o hábito de retirar a aliança.

Todas as demais mídias de notícias, desde sites de confiança a blogs copiadores, citaram como fonte o site Radar Online. Nenhuma agência de notícias dos EUA deu trela para essa fake news. O Gossip Cop chega a fazer a pergunta óbvia. Por que, com tantos sites de alta credibilidade, as fontes, que seriam amigos chegados da família Obama, foram procurar logo um site de quinta categoria que inventa notícias falsas?

Essa não é primeira notícia falsa sobre o fim do casamento de Obama. Em 2014, rumores de uma possível separação do casal 20 foi desmentido pelo próprio Obama, aqui.

Ainda nesse ano, 2017, o site Snopes, que desvenda boatos na internet, esclareceu a mentira postada pelo site The Last Line of Defense que teria dito que Obama e Michele pediram o divórcio em Illinos.  O The Last Line of Defense é um site de falso humor que cria notícias falsas de forma engraçadinha, como se isso suavizasse o fato de ser um engana trouxa.

Concluindo – Barack Obama não está se separando. A falsa notícia da separação de Obama foi vinculada por um site de baixa credibilidade nos EUA e nenhum outro site americano, de mídia séria, deu valor a lorota. Já no Brasil, quase todos os portais de notícias caíram nessa patacoada, inclusive o Estadão. Que vergonha...

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *