Home » boatos » Lula apanhou durante almoço em restaurante – fact checking

Lula apanhou durante almoço em restaurante – fact checking

Boato circula nas redes sociais dizendo que Lula apanhou durante almoço em restaurante juntamente com líderes do PT, Partido dos Trabalhadores.

De acordo com o boato, no dia 25/09, Lula teria ficado incomodado com os xingamentos proferidos por alguns manifestantes no restaurante de um hotel em Natal – RN e se levantou para ir embora, momento esse em que levou 2 empurrões de uma mulher. Logo depois, enquanto se dirigia a seu carro, Lula teria sido alvo de ovos e pedras. Quando já se encontrava dentro de seu veículo, os manifestantes tentaram virar seu automóvel. A polícia foi chamada e uma das viaturas teve o vidro quebrado pelo manifestante Anderson de Almeida, 32 anos.

Publicidade:

Lula apanhou durante almoço em restaurante EM NATAL - RN

Ainda segundo o boato, após Lula deixar o local, alguns integrantes do MST chegaram ao local e começaram a brigar com os agressores do Lula. Toda a confusão durou mais de 40 minutos.

Será verdade que Lula apanhou durante almoço em restaurante?

Verificação dos fatos – Alvo de muita admiração e revolta, qualquer manchete sobre o Lula rende muitos cliques. Agora, imagine uma notícia dizendo que meteram a porrada no Lula, bateram no Lula, Lula apanhou de populares etc.

Pois bem, blogs sensacionalistas, como o “Pelo amor de Deus”, famoso por enganar leitores trouxas, criaram essa história e usaram, para ilustra-la, duas fotos antigas (mostradas acima).

A primeira foto (da esquerda para a direita) foi tirada pelo fotógrafo Marcos Bizzoto  e publicada no O Globo no dia ( 04/03/2016) em que foi levado para depoimento na Policia Federal.

Já a segunda foto (da direita para a esquerda) foi tirada no mesmo dia, quando houve um Confronto entre manifestantes pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas imediações do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (Foto: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo).  Fonte G1

Esclarecida a origem das fotos, resta procurar pela notícia de que Lula apanhou em restaurante. Nenhum portal da mídia, somente blogs e sites caçadores de cliques famosos por criarem fake News.

Um detalhe importante. Essa noticia falsa foi publicada no site mentiroso “Pelo Amor de Deus” no dia 25/04/2017 e agora voltou a circular.

Concluindo –  Um site boateiro criou a noticia falsa de que Lula teria apanhado em Natal e milhares de pessoas replicaram.

A onda de boatos, fake news (notícias falsas) e clickbaits (iscas de cliques) tem crescido de forma vertiginosa na internet, e o maior culpado disso é exatamente o alvo dos sites criadores de boatos e mentiras: O leitor.

É o leitor que muitas vezes lê somente o título sensacionalista e compartilha em massa. É o leitor que lê notícias em sites e blogs e republica nas suas timelines das redes sociais, mesmo que a história seja sem nexo e tenha sido publicada em um blog qualquer que não possui nenhuma credibilidade.

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *