Home » boatos » Falso – Bolsonaro alerta sobre roubo em aumento de gasolina e energia

Falso – Bolsonaro alerta sobre roubo em aumento de gasolina e energia

#Boato – Bolsonaro fez alerta urgente sobre roubo do Governo Temer por aumentar preço da gasolina e da energia elétrica e assim arrecadar dinheiro em massa.

De acordo com o texto que circula online, via compartilhamento de uma publicação do blog Top Five Tv, o Banco Central  teria anunciado um reajuste de 37% para a energia elétrica e 26% para a gasolina.

Publicidade:

O boato segue dizendo que a Globo teria recebido 5 Milhões para não noticiar o suposto aumento que ocorreria a partir da próxima semana. O aumento, ainda de acordo com o site boateiro, seria para que o governo Temer possa arrecadar dinheiro e comprar votos de deputados no “SIM” para a reforma da Previdência.

Ao final, o texto pede para que as pessoas compartilhem a notícia, que possui o link do blog embusteiro, para 7 amigos e 3 grupos, de forma a mobilizar toda a população quanto a “mais esse roubo do governo Temer”.

Leia o texto do Boato na íntegra:

  • – “🔴 *BOLSONARO faz alerta sobre novo roubo do governo Temer*
    Repassem urgente❗
    O BANCO CENTRAL acabou de anunciar: a conta de energia elétrica terá mais um reajuste, *dessa vez de 37%, e a gasolina de 14%.* Vejam que absurdo! O reajuste será aplicado a partir da próxima semana. *A imprensa foi comprada para não noticiar o novo reajuste abusivo.* Próxima sexta haverá uma paralisação geral! CHEGA DE TANTO ROUBO!!! Se você repassar para mais 7 pessoas ou em 3 grupos , conseguiremos mobilizar esse pais e esse canalhas, safado do temer vai cancelar esse reajuste absurdo.
    Vamos Mobiliza o Brasil!
    Até quando seremos roubados 😡
    Fonte: https://goo.gl/DTVHwQ (sic)

Será verdade que Bolsonaro alertou sobre o roubo no aumento da gasolina e da tarifa de energia?

Verificação dos fatos – Como todos sabem, Bolsonaro, assim como seus filhos, são bastante atuantes nas redes sociais e fazem denúncias o tempo todo, ainda mais agora que estão visando a campanha presidencial. Logo, seria de se esperar que o boato sobre ele ter denunciado uma articulação do governo lesiva ao povo brasileiro estaria nas redes sociais dos Bolsonaros. Mas não está. Nem no perfil do Jair Bolsonaro e nem no perfil de seu filho, Eduardo Bolsonaro.

Para não dizer que deixamos passar um alerta de Bolsonaro, no dia 20 de Julho, há 2 meses atrás, ele de fato postou em seu Twitter uma reclamação sobre a intenção do Governo Temer em elevar o importo da gasolina, como pode ser visto no Print abaixo.

Bolsonaro alerta sobre roubo em aumento de gasolina e energia

Não se tratou de uma “denúncia” e sim, de uma indignação, já que o aumento do tributo, que foi proibido pela justiça (G1), foi amplamente anunciado por diversas mídias, inclusive o jornal o Globo, como mostrou o print acima.

Um item falso e improcedente do boato atual, que fala de aumento das tarifas de energia em 37% e da energia em 26%, é a informação que o “Banco Central anunciou tais aumentos” e logo depois informa, o boato, que o BC teria pago R$ 5 milhões a Globo para que o aumento não fosse anunciado.

Ora, anunciou e depois pagou a Globo para ela não informar? E porque somente a Globo e não a toda a mídia? Qual o nexo disso?

Ademais, não cabe ao Banco Central anunciar esses aumentos e nem ser porta-voz do governo nesses casos. Quem anuncia aumento nas tarifas da energia elétrica é a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, e quem anuncia aumento, queda de preço ou tributação dos combustíveis é a Petrobrás.

Nenhuma das agências reguladoras de Energia e combustíveis estão anunciando um aumento tão grande de tarifação. O aumento da gasolina que ocorreu no dia 12 de Setembro, por exemplo, teve reajuste de 1,91% e para a gasolina e 0,1% no diesel.

Lembramos também, que os reajustes dos combustíveis são flutuantes, podendo subir ou abaixar de acordo com o mercado interno e internacional. Mas são sempre variações mínimas e nunca uma pancada tão grande como 26% de uma vez só.

Concluindo, o boato dizendo que Bolsonaro fez um alerta urgente para uma armação do governo no aumento abusivo das tarifas de energia e gasolina é totalmente falso. Além de não haver alerta algum nas redes sociais dos Bolsonaros, não é atribuição do Banco Central o anuncio do aumento dessas tarifas e nem tampouco faz sentido o Governo “Anunciar” um aumento e depois comprar somente a Globo para anuncia-lo. Sem contar que os valores apresentados como os dos supostos aumentos são completamente fora da realidade.

 

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *