Home » Noticia » Falso: STF autoriza EUA monitorar Whastapp no Brasil

Falso: STF autoriza EUA monitorar Whastapp no Brasil

Alerta assustador  tem sido espalhado nas redes sociais informando que o Supremo Tribunal Federal, STF, autorizou que os EUA passassem a monitorar as conversas do Whatsapp e Facebook de todos os brasileiros.

De acordo com o boato, “a partir de amanhã”, em todo o mundo começam a vigorar novas regras de comunicação. Essas novas regras, partindo de governos da Europa, América do Norte e do Sul, obriga a todas as redes sociais como Twitter, Whatsapp, Facebook etc, a gravarem todas as chamadas efetuadas.

Ainda segundo o comunicado No Brasil o STF autorizou o monitoramento do Whatsapp. O objetivo seria combater a pedofilia, o terrorismo e associações de crimes organizados de todos os tipos.O alerta termina, finalmente, dizendo que todos os telefones e dispositivos estão, “a partir de amanhã”, conectados aos sistemas departamentais do Governo Federal e governos do mundo. Por esse motivo, todas as pessoas devem tomar cuidado para não enviarem mensagens ou informações desnecessárias que sejam contrárias aos governos, leis e moralidade.

STF autoriza EUA monitorar Whastapp no Brasil

O boato é assinado pelo blog gshowplay que nada tem a ver com os domínios das organizações Globo.

 STF autoriza EUA monitorar Whastapp no Brasil, será?

Verificação dos fatos: O blog GshowPlay é um dos muitos sites criadores de notícias falsas e isso por si só já deveria servir para colocar como falsa toda a a matéria contida nele. Principalmente pelo fato mais importante, que muitas pessoas deixam escapar: A matéria não foi noticiada em nenhum site jornalistico ou de tecnologia. Somente no site xexelento e outros copiadores de conteúdo.

Ora, se o STF tivesse de fato autorizado que todas as conversas do Whatsapp e demais redes sociais passassem, “a partir de amanha”, a ser monitoradas é obvio que teria que haver um oficio do STF informando a autorização ou obrigatoriedade.

Também é notória a luta do Whatsapp e de todas as redes sociais de manterem a privacidade dos seus usuários. Afinal, a sobrevivência deles depende disso. Tal disparate seria anunciado e enfrentaria longa batalha judicial.

Além de toda essa patacoada, o boato diz que que a autorização estaria valendo “a partir de amanhã”. Ocorre que a nefanda notícia circula na internet desde o agosto de 2017.  É o amanhã que nunca chega.

Esse é o típico boato que somente pessoas extremamente ingênuas acreditam e repassam.

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *