Home » Noticia » FALSO: vazou áudio de Lula reclamando da delação de Palocci

FALSO: vazou áudio de Lula reclamando da delação de Palocci

É falso o áudio que circula na internet, principalmente no Whatsapp e no Facebook, afirmando se tratar de um grampo telefônico que capturou uma suposta reclamação do ex-presidente Lula com o ex-presidente do PT, Rui Falcão.

Lula, no áudio, estaria reclamando sobre a “delação” do Palocci que passava, no momento do suposto grampo, no Jornal Nacional (ao fundo podemos ouvir a televisão sintonizada no JN).

Junto ao áudio do suposto grampo telefônico entre Lula e Rui Falcão foi compartilhado o texto que pode ser lido logo abaixo.

Texto e falso áudio de Lula desabafando com Rui Falcão sobre a delação de Palocci – “BOMBA!!!!
Grampearam o Lula falando ao telefone com Rui Falcão, ex-presidente do PT, no momento da notícia da delação do Palocci!!! SE LASCOU!! 👇👇👇👇👇👇👇”

FALSO: vazou áudio de Lula reclamando da delação de Palocci

Verificação dos Fatos – fact-checking – Muitas pessoas acreditam com facilidade em tudo o que aparece na internet, principalmente quando se trata de alguém que elas detestam ou idolatram. Sem se importar com a veracidade e contando somente com a própria torcida ou desejo que seja verdade, elas compartilham sem procurar mais informações. Pessoas mais inteligentes e que buscam a verdade procuram a informação no Google.

Normalmente um boato, quando falso, evidentemente, não é encontrado nos sites e portais de notícias conceituados e sérios. Os resultados dos buscadores sempre retornam textos iguais, copiados de sites que sobrevivem através do boato, da mentira e do sensacionalismo barato das “fake-news. E esse é o caso do falso áudio atribuído a Lula.

Ora, se um áudio dessa magnitude tivesse realmente vazado, toda a mídia jornalística teria anunciado e publicado.

O texto que acompanha o áudio fala em delação. O falso Lula do áudio fala em  fechamento de acordo entre Palocci e o Ministério Público para a delação. Ocorre que o depoimento de Palocci para o Juiz Sérgio Moro não foi uma delação, ao menos não uma delação premiada com benefícios. Se foi delação, então, foi pura e simples “dedo-duragem“, sem acordos.

Outro ponto, talvez o mais importante: o falso grampo (apesar das pausas da fala do suposto Lula simulando ouvir perguntas e respostas do seu interlocutor) possui somente a voz imitando a do Lula. Um grampo telefônico grava ambos os lados de uma conversa. Está claríssimo que o elemento que forjou o áudio apenas ligou a televisão durante o Jornal Nacional e desandou a falar como se fosse o Lula.

Provavelmente o Lula deve estar uma arara com o canto do Palocci e deve ter, além de xingado o seu ex-Ministro da Economia de tudo quanto é nome, reclamado com dezenas de amigos e aliados. Mas essa raiva, tão hipotética quanto óbvia, não dá ao áudio a legitimidade que muitas pessoas querem que tenha.

 

Comentários Facebook

comments

About Descharth

Avatar for Descharth
André L. Scharth, também conhecido como Descharth, ou Des, é Laboratorista Fotográfico, uma profissão em extinção devido a tecnologia fotográfica atual. Por isso, para poder continuar tomando cervejas virou blogueiro, mas ainda pede fiado no bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *