Home Top Ad

Responsive Ads Here

É FAKE NEWS que assintomáticos não transmitem Covid-19

Share:
Uma fala infeliz, tirada do contexto, proferida por Maria Van Kerkhove, chefe da unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), dizendo "a partir dos dados que temos, ainda parece ser raro que uma pessoa assintomática realmente transmita adiante para um indivíduo secundário. É muito raro", causou um grande rebuliço na internet, principalmente sobre os seguidores do Presidente Jair Bolsonaro, que são contrários ao isolamento social e amplamente favoráveis á imunização de rebanho, ainda que para isso milhões de brasileiros sejam mortos.



Dentre as muitas interpretações estapafúrdias da frase, estão "A OMS disse que assintomáticos não transmitem  Covid-19" "O isolamento social foi inútil e que só deveriam ter sido isoladas as pessoas que tiveram sintomas" e a dita quase que entre orgasmos pelo seguidores do Presidente "Bolsonaro tinha razão !!!"

A microbiologista Natalia Pasternak Taschne esclarece a confusão em sua Thread no Twitter:

" - Sobre a “ declaração” da OMS de que pacientes assintomáticos tem pouca probabilidade de transmitir a doença. primeiro a Dra Maria van Kerkhone não estava fazendo uma declaração, mas sim respondendo a uma pergunta da imprensa.

Por que isso é importante? para dar contexto. Uma coisa seria a OMS dar uma declaração oficial baseada em um estudo robusto que mostra dados novos. Outra é responder a uma questão. De qq modo, a resposta foi infeliz e inconsequente.

Não há estudos que embasem a declaração da Dra Kerkhone. Ela simplesmente trouxe dados de relatos pontuais, mas não apresentou papers ou relatórios formais.

Por outro lado, existem estudos que mostram o contrário. Para elucidar isso, primeiro é preciso diferenciar pressintomaticos de assintomáticos. Pressintomaticos são aqueles que ainda não tem sintomas mas acabam por desenvolve-los.

Assintomáticos são aqueles que testam positivo mas nunca chegam a desenvolver sintomas. e como sabemos disso? porque os testamos repetidas vezes, eles continuam positivos mas sem sintomas.

e tem também aquelas pessoas com sintomas leves mas que não correlacionam isso com doença, e como sintoma é subjetivo, já viu a confusão que isso pode causar." SIC - originalmente publicado aqui

Em miúdos - Assintomático é quem pega Covid-19 e não apresenta sintoma nenhum. Pré-sintomático é a pessoa que tem Covid-19, ainda não presentou sintomas, mas pode vir a apresentar...

Os pré-sintomático possuem muitas chances de transmitir o virus.

A grande questão é: Como saber se a pessoa é sintomática ou pré-sintomática? Testando, testando e testando até o dia que ela estiver curada.

Em resumo, não tem como saber se o assintomático irá desenvolver os sintomas ou não, até estar curado. Logo, é precioso isolar o elemento suspeito. Portanto, não tem o menor cabimento essa revolta contra o "isolamento inútil".

Nenhum comentário

Comments System

blogger/disqus/facebook

Disqus Shortname

designcart